top of page

10 Razões porque as empresas investem em Patrocínios

Atualizado: 25 de ago. de 2022

São muito mais que 10 motivos para as empresas investirem em patrocínios, mas eu vou listar aqui as 10 mais importantes para mim!



1º - Aumenta a visibilidade para empresa e sua marca


Além de depender da força e da qualidade de seus produtos e serviços, existem muitas outras maneiras pelas quais uma empresa pode se tornar conhecida na comunidade. Ser visto por clientes em potencial é uma das coisas mais importantes que uma empresa pode fazer para se promover - caso contrário, eles estão perdendo centenas de vendas em potencial por dia de pessoas que nem sabem que existem.

Pesquisas sugerem que a maior visibilidade facilitada pelos patrocínios pode ser uma das maneiras mais positivas para uma empresa se apresentar ao público para que seus bens e serviços sejam analisados, porque um patrocínio permite que uma empresa exiba sua melhor face e também enquadre suas interações com o público exatamente como ele quer que apareça.

Para empresas que dependem de vendas digitais ou geração de vendas, os patrocínios podem ser vitais para que a comunidade saiba que a empresa existe. Afinal, é difícil fazer com que as pessoas consultem o site de uma empresa, se não estiverem cientes, e não há uma loja física para a empresa entrar e perguntar sobre isso.


2º - Patrocínios Ajudam as empresas a encontrarem dados demográficos específicos


Um grande benefício dos patrocínios para empresas é que ela permite que as empresas se encaixem nas comunidades locais que contêm pessoas com maior probabilidade do que o consumidor médio de comprar seus bens ou serviços.

Por exemplo, uma empresa de calçados esportivos como a Nike pode se concentrar especificamente no patrocínio de atletas. Isso ocorre porque não apenas os atletas têm maior probabilidade de usar seus produtos por conta própria, já que é para isso que a Nike é direcionada, mas os espectadores interessados ​​em esportes que veem seus atletas favoritos usando um patrocínio da Nike têm maior probabilidade de comprar esses bens também por emulação ou adoração a heróis.

O patrocínio não se limita a eventos esportivos ou competitivos, no entanto. Não se limita a patrocínios de pessoas ou organizações associadas à empresa que os patrocina. Grandes empresas começaram a endossar patrocínios fora de suas respectivas faixas ultimamente, na tentativa de se fazerem parecer mais completas e acessíveis aos consumidores.

Isso pode ser visto no patrocínio de artistas independentes por grandes empresas, que endossam os artistas como uma maneira de mostrar patrocínio às artes em benefício da sociedade em geral, mesmo que as artes não tenham uma conexão direta com roupas esportivas ou refrigerantes.


3º - Patrocínio gera leads de vendas


Além de permitir que uma empresa direcione suas táticas de vendas para um determinado grupo demográfico, os patrocínios são uma ótima idéia para gerar vendas em geral. Quanto maior a exposição pública de uma empresa, maior a probabilidade de ela encontrar um cliente em potencial em qualquer grupo demográfico.

Os melhores locais para patrocínios para gerar leads de vendas para uma empresa são em eventos patrocinados , como feiras. Esses patrocínios proporcionam aos negócios o benefício de um público cativo que já está interessado no tipo de coisa que a empresa faz, o que já os torna mais propensos a efetivamente fazer uma compra.

Para que um patrocínio corporativo seja verdadeiramente bem - sucedido em todas as frentes e atue como um verdadeiro benefício para os negócios, e não como uma despesa desnecessária, ele precisa aumentar o valor da marca e o patrimônio social da empresa, além de gerar novas vendas que ajudem a compensar as despesas do negócio. patrocínio.


4º - Gera Experiências Memoráveis / Fidelização de Clientes


No momento em que o consumidor estiver vivenciando as experiências proporcionadas pelo patrocinador, ele inconscientemente começa a viver uma série de emoções.

Quanto mais intensa for a reação emocional do consumidor, mais forte é a memória criada por ele. E caso essa emoção vivenciada for positiva ou gerar sensações agradáveis, logo, suas chances de ser lembrado e de fechar novos negócios serão bem maiores!


Fidelizar clientes aumenta a lucratividade de sua empresa, pois a manutenção envolve menos custos que a aquisição. Além disso, eles podem educar novos clientes e indicar sua marca através do marketing boca a boca, acabam sendo os embaixadores da sua marca


5º – Relacionamento & Networking

Promover um ambiente que incentive o networking e crie conexões significativas é muito importante. O mercado de eventos vem crescendo cada vez mais e trazendo novos espaços, novas oportunidades e novas formas de estreitar o relacionamento com clientes, fornecedores e até mesmo fortalecer o relacionamento com os colaboradores da empresa.


Através do patrocínio, você pode proporcionar um ambiente personalizado para o público, desde o que escutam, veem, comem, sentem e cheiram. Comparado aos 30 segundos do comercial da TV, a atenção do público dada a você ocorre por muito mais tempo ao longo de um evento. Portanto, você tem um período maior para criar relacionamento.


6º - Fluxo de Caixa / Financiamento de Campanha

Com alguns bons parceiros, você pode financiar o seu projeto. Você não apenas terá um evento altamente viável, mas também poderá contar com outras marcas e empresas que enriquecerão o seu evento. Isso, por sua vez, atrairá mais convidados, o que aumentará sua capacidade de atrair melhores patrocinadores no seu próximo evento. Você não vai apenas empatar, mas também tornar lucrativo.


7º - Patrocínio gera conteúdo para mídias sociais

Não é um dos benefícios mais visíveis para uma empresa, mas a geração de conteúdo para campanhas de marketing de mídia social é uma das melhores vantagens táticas para uma empresa participar de patrocínios corporativos.

Um dos maiores desafios de executar uma campanha de marketing de mídia social bem-sucedida para uma empresa é a geração de conteúdo dinâmico. Em outras palavras, esses são os tipos de coisas que uma empresa pública que a tornam menos chata para o consumidor.

Por exemplo, pessoas que não bebem Red Bull podem não saber nada sobre o produto, mas podem se lembrar do momento viral que se espalhou pelas mídias sociais quando a Red Bull fez um homem pular para a Terra do espaço ou Elon Musk lançou seu Tesla Roadster no espaço .

Enquanto para os olhos destreinados, isso pode parecer pouco mais do que truques de relações públicas, um estudante de marketing de mídia social pode ver o aumento gradual desses eventos virais nas campanhas de marketing de mídia social dessas empresas. É nesse processo que o patrocínio oferece benefícios a uma empresa.

O patrocínio ajuda a gerar entusiasmo sobre uma empresa e seus produtos e pode deixar uma impressão nos clientes em potencial muito tempo após a campanha.

8º - Publicidade compartilhada:

Ao trabalhar com parceiros, você também recebe publicidade adicional de seus esforços de marketing . Na maioria dos casos, os patrocinadores querem divulgar aos seus seguidores que algo emocionante está acontecendo do qual eles fazem parte. Seja mídia social, anúncios de rádio, esforços de marketing digital ou até mesmo propaganda boca a boca, você terá mais exposição antes, durante e depois do evento. Isso aumenta a conscientização para atrair mais pessoas este ano e para eventos futuros.

9º - Patrocínios podem ser mutuamente benéficos para empresas e comunidades

É sempre bom ver empresas e corporações usarem seu considerável poder financeiro e social para o bem, e o patrocínio de movimentos sociais positivos e comunidades vulneráveis ​​pode ser uma maneira de as empresas mostrarem um lado mais humano.

Não apenas as comunidades locais podem se beneficiar financeiramente do patrocínio corporativo ao obter acesso a recursos que nunca teriam tido de outra forma, mas as empresas também podem mostrar seus valores sociais através dos patrocínios que escolhem apoiar.

Não subestime o poder das pequenas empresas locais. Especialmente para eventos da comunidade, é útil trabalhar com empresas que podem trazer mais recursos para o evento. Eles podem não ser capazes de financiar você financeiramente, mas contribuem com algo de valor , como um local, comida, atividades ou até palestrantes. Tudo isso contribui para o valor do seu evento, que por sua vez atrai mais participantes

10 - Patrocínios Melhoram a reputação de uma empresa

Outra maneira pelas quais as empresas podem usar os patrocínios como uma força positiva nos negócios é usá-los para melhorar a reputação da empresa. Isso é particularmente importante se a empresa produz um bem ou serviço que é considerado algo prejudicial para a comunidade em geral.


Por exemplo, a Nestlé foi acusada de acumular recursos hídricos, além de garrafas de água plásticas desnecessárias que são prejudiciais ao meio ambiente. Em resposta a essa imprensa negativa, a empresa criou o Instituto de Ciências da Embalagem da Nestlé , um centro de pesquisa científica.

De frente, isso mostra que a Nestlé se preocupa com o meio ambiente. Isso mostra uma ação positiva tangível e, para os consumidores, isso pode ajudar bastante a melhorar a reputação geral da empresa em relação à consciência social.

Para empresas tradicionalmente associadas a um bem ou serviço que é visto como uma contribuição social negativa, os patrocínios podem ser uma maneira de mostrar ao mundo que a empresa está ciente de seus próprios erros ou reputação e está adotando ações construtivas para força positiva no mundo.

Mais dicas sobre patrocínios? Baixe agora mesmo o "EBOOK - O Guia Estratégico para Captar Patrocínios".


Resumindo, como o patrocínio beneficia uma empresa?

· Aumenta a visibilidade para a empresa e sua marca

· Permite que as empresas busquem uma demografia específica de vendas

· Melhora a reputação de sucesso e refinamento de uma empresa

· Gera leads quentes de vendas

· Ele gera conteúdo dinâmico para uma campanha de marketing de mídia social

· Atrair novos clientes

· Reter clientes existentes, buscando a fidelização

· A empresa se destaca na multidão sobre os concorrentes

· Obtendo tráfego de pessoas para um ponto de venda

· Direciona melhor o seu tráfego digital

· Aumenta o conhecimento da marca e sobre seus produtos ou serviços

· Entreter clientes existentes


Continue navegando pelo BLOG!


Um forte Abraço,


Jonattan Belluzzi

Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio


46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page