15 Coisas que os patrocinadores podem oferecer além de dinheiro

Atualizado: 26 de ago.

Quem não gosta de dinheiro vivo? Afinal, o dinheiro é o que faz o mundo girar. É também o que permite que você financie seus eventos e continue a aumentar o seu público. No entanto, você sabia que seus patrocinadores não têm que lhe dar dinheiro exclusivamente?


Na verdade, muitas outras coisas são tão boas, se não melhores. E quais são elas?


Os patrocinadores podem oferecer a você qualquer uma destas 15 coisas além de dinheiro:


· Exposição

· Conhecimento

· Novos clientes

· Segundas chances com possíveis clientes

· Credibilidade

· Indicação de bons fornecedores

· Voluntários para no evento

· Branding

· Atrair outros patrocinadores

· Tráfego do site

· Crescimento da mídia social

· Insights sobre o seu público

· Mais oportunidades de receita

· Bens ou serviços em espécie

· Café da Manhã de Negócios


Neste artigo, irei falar sobre os 10 benefícios mais importantes para mim:


1 - Exposição


Patrocinadores, dependendo do seu tamanho, podem facilmente gerar toneladas de interesse pela sua causa, trazendo dezenas de pessoas, às vezes até centenas, para seus eventos. Se da próxima vez que você entrar em contato com um patrocinador e ele recusar sua ajuda financeira, considere as possibilidades de exposição.


O apoio do patrocinador, mesmo que não financeiro, ainda colocará seu nome no mapa. Eles só precisam desempenhar qualquer papel em seu evento e as pessoas ficarão automaticamente mais interessadas. Agora você tem aquele grande público que sempre quis e o patrocinador não precisou investir um centavo. É uma situação em que todos ganham.



2 - Conhecimento

Você pode desempenhar muitas funções em sua organização ou negócio, mas sempre há mais coisas que você pode aprender. Se um patrocinador oferece a você seu conhecimento interno em vez de financiamento, é aconselhável aceitá-lo.


Você pode puxar a cortina e dar uma olhada nos bastidores de como os patrocinadores conduzem seus negócios, seja do ponto de vista de mídia social, tecnológico ou mesmo de negócios.


Certifique-se de que você é como uma esponja durante essas oportunidades únicas e raras para absorver o máximo de informações úteis que puder. O conhecimento que você adquire pode algum dia ser aplicado à sua própria organização à medida que você cresce.


Seu patrocinador pode até mesmo ser capaz de mostrar a você recursos como ferramentas, programas, software e até mesmo pessoas que podem ajudá-lo a alcançar mais de seus objetivos.


De certa forma, o conhecimento e os recursos que um patrocinador podem transformar e fazer sua organização crescer nos próximos anos.



3 -Leads

Não importa se você é uma pequena empresa ou uma organização sem fins lucrativos: todo mundo quer leads. Leads são aqueles que encontraram sua organização, mas ainda não decidiram se tornar clientes. Eles precisarão ser mais convincentes antes de se converterem, e esse é o seu trabalho.


Para manter sua organização ou negócio funcionando, você precisa de um fluxo constante de leads. Isso porque nem todos os leads serão convertidos, então ajuda ter mais para preencher as lacunas daqueles que não estão com você.


Se sua organização está lutando para trazer leads consistentes, você pode contar com seu patrocinador se ele disser que pode ajudar nessa área. Como você já fez a devida diligência para garantir que o público do seu patrocinador se alinhe ao seu, todos os leads que eles enviarem devem estar interessados ​​no que a sua organização faz.


Então é só uma questão de convertê-los.



4 - Credibilidade

Além da exposição, sua empresa ou organização também busca credibilidade. Você quer que seus clientes ou potenciais o vejam como uma empresa respeitável. Dessa forma, independentemente de darem a você seu tempo, dinheiro ou recursos, eles se sentirão confiantes de que estão tomando uma decisão inteligente.


Como você constrói credibilidade, especialmente se você for uma organização mais recente? Raramente é um processo lento e normalmente envolve muita sinceridade, honestidade, experiência em seu nicho e, sim, talvez até um pouco de sorte.


Uma maneira rápida e confiável de se tornar mais confiável é fazer parceria com um patrocinador. Aqui está o que o seu público vai pensar: se o patrocinador está disposto a colocar o nome dele no seu evento, então certamente, vale a pena trabalhar com você.


A credibilidade é como um presente que continua sendo oferecido. Depois de se estabelecer como uma fonte mais confiável por meio de seu patrocinador, você verá mais leads, mais vendas (ou doações) e, no geral, mais crescimento.


Novamente, credibilidade é uma daquelas coisas incríveis que um patrocinador pode dar e que vai muito além do que as doações para um ou dois eventos.



5 - Voluntários

Nem todo último membro da equipe envolvido com seu evento precisa ser pago. Às vezes, em vez de fornecedores, um patrocinador pode fornecer uma lista de voluntários. Isso é especialmente útil se sua empresa ou organização estiver com poucos fundos, o que provavelmente é o motivo pelo qual você está buscando patrocinadores.


Alguns voluntários podem envolver pagamento, portanto, tenha ciência disso. Normalmente, você irá gastar muito menos dinheiro com voluntários do que pagando terceiros. Visto que seu patrocinador está fornecendo sua equipe de voluntários, você pode confiar que estará contratando funcionários que sabem o que estão fazendo.


Ser capaz de realizar o seu evento sem problemas enquanto economiza dinheiro é enorme. Se você nunca contratou, sugiro que você comece a pensar em contratar voluntários para os seus eventos futuros.



6 - Atrai outros patrocinadores

Como seu patrocinador pode conhecer voluntários e fornecedores que podem ajudar a tornar seu evento um sucesso estrondoso, eles também podem ter acesso a outros patrocinadores ou empresas doadoras. Se eles próprios não puderem ajudá-lo financeiramente neste momento, eles podem pelo menos apontar a direção de alguém que pode.


Você deve aceitar de todo o coração a oportunidade de se conectar com esse patrocinador, mas certifique-se de fazer sua própria pesquisa antes de ir para uma reunião. Analise o histórico do patrocinador e veja se o público-alvo ou os objetivos dele se alinham aos seus. Em seguida, crie uma proposta personalizada para ele.


Aqui estão 37 perguntas de descoberta confiáveis ​​que você pode fazer ao se reunir com este patrocinador.


Você terá uma chance muito maior de este segundo patrocinador dizer sim, visto que você foi recomendado pelo primeiro patrocinador.



7 - Tráfego do site

Com a divulgação e compartilhamento do seu evento pelo patrocinador, vários benefícios surgirão. Um deles será uma inundação de tráfego para o site da sua empresa.


Como você precisa converter seus leads, é sua responsabilidade pegar esse tráfego e aproveitá-lo ao máximo. Os visitantes do seu site podem se inscrever para receber correspondências futuras, como boletins informativos e atualizações sobre seus próximos eventos.


Se você não atualiza seu site há algum tempo, agora é um bom momento para fazê-lo.


Além disso, seu site deve ser otimizado para dispositivos móveis, o que significa que tem uma aparência tão boa e funciona tão bem em um smartphone, tablet ou smartwatch quanto em um computador desktop ou laptop.



8 - Crescimento da mídia social

Com um aumento no tráfego da web de seu patrocinador, com certeza eles também chegarão até as suas redes sociais.


Por isso, mantenha-se sempre ativo nas redes com postagens de conteúdos relevantes, abordando as atrações do evento, palestrantes, figuras públicas, quais experiências oferecerão ao público, enfim, publique conteúdos que irão mantê-los na sua página por mais tempo, com objetivo de gerar mais seguidores, curtidas e comentários.


Ah, e voltando ao seu site por um momento, você deve ter botões das mídias sociais com com links para a página do Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn da sua organização, etc. Esse tráfego cruzado pode aumentar o número de visitantes!



9 - Permutas (presentes & serviços)

Seu patrocinador também pode sugerir presentes ou até serviços como permuta.

Exemplos de permuta com serviço: segurança, atendimento, seguros, gráfica, transporte, hospedagem, alimentação, passagens aéreas, desenvolvimento de site, cobertura de mídia, etc.


Permuta com presentes ou produtos, servem para agregar ao evento, como por exemplo, degustações, sorteios, brindes, premiações, pesquisas, kits patrocinadores, publicações, etc.


Acredito que quase 100% de nossos eventos, obtemos patrocínios através de permutas. Permutas podem diminuir os custos do evento. Mas atenção, ninguém vive só de permuta, então tome cuidado. Comece tentando negociar 50% cash e 50% permuta.



10 - Relações com Fornecedores

Você vai à reunião com o patrocinador para discutir o que vocês dois podem oferecer um ao outro. O patrocinador diz que, em vez de dinheiro, eles podem apresentá-lo a alguns fornecedores fenomenais. Você deve aceitar a oferta deles?


Com certeza, especialmente se você planeja realizar eventos regularmente. Cada vez que você tem que se esforçar para encontrar seu técnico de iluminação, fornecedor, salão de eventos e até mesmo um DJ, esse é o tempo que você tem que tirar da administração de sua organização. Você também pode gastar mais dinheiro com esses fornecedores porque não tem um minuto sobrando para comparar preços e fazer a verificação adequada.


Os fornecedores que seu patrocinador recomenda certamente serão alguns dos melhores no que fazem. Seu patrocinador pode até negociar uma taxa um pouco mais baixa por seus serviços, o que ajuda você financeiramente, mesmo sem o dinheiro do patrocinador.



Conclusão

Se você está apenas atrás de um patrocínio pelo dinheiro, pode querer repensar sua abordagem. Como este artigo provou, você pode receber muitas outras contribuições úteis para sua organização por meio de um patrocinador.


Gostou? Deseja melhorar as suas vendas com patrocínios? Conheça o nosso programa FÓRMULA DO PATROCÍNIO.


Um abraço do Caçador!


Jonattan Belluzzi

Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio


Me siga no INSTAGRAM! Clique aqui!


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo