Em que época do ano devo buscar patrocínio?

Atualizado: 26 de ago.

Eu recebo essa pergunta frequentemente. A expectativa é que exista uma janela comercial mágica onde os ‘’sim’’ sejam abundantes. A boa notícia é que não existe uma janela certa e você pode solicitar um patrocínio durante o ano todo. A má notícia é que não existe um “sim” fácil.


Muitos profissionais dizem que você deve enviar qualquer proposta de patrocínio alguns meses antes do fechamento do ano. Pois nesses últimos meses ocorrem o planejamento financeiro para o ano seguinte. Algumas empresas até preferem determinar um período de tempo para receber projetos e propostas de patrocínios. Mas isso geralmente é uma estratégia para que eles possam ganhar tempo para lidar com a quantidade de propostas.


Em 99% dos casos, a melhor pessoa dentro de uma organização para receber sua proposta de patrocínio é o Gerente de Marketing ou, o Gerente de Contas representado por alguma agência de publicidade. A chave para uma abordagem de sucesso com esses profissionais é entregar uma proposta totalmente personalizada que seja sobre suas oportunidades de mercado para com a sua marca. (público-alvo da marca vs suas oportunidades)


Portanto, a resposta curta para a pergunta do título é:

Não há melhor época do ano para buscar patrocinadores, desde que você crie uma ótima proposta e envie para a pessoa certa!


Direi, entretanto, que haverá prazos melhores para você buscar patrocínio do que outros. No entanto, isso não tem a ver com o orçamento do patrocinador, mas com o tempo que leva para que os patrocinadores avaliarem a sua proposta. Isso pode levar algumas semanas ou se não meses, depende do tamanho e do tipo do projeto.

Meu conselho, busque um patrocínio de longo prazo de entrega, será muito mais provável de conseguir um sim, pois os patrocinadores terão mais tempo para avaliar e estudar as suas oportunidades de marketing.

Você precisa de mais ajuda?

Conheça os 5 Principais Erros comuns em propostas de patrocínios, que as pessoas cometem na hora de criar as suas propostas. Você também pode baixar o meu Guia prático para Captar Patrocínios, o e-book é gratuito! Clique abaixo!



Um forte Abraço,


Jonattan Belluzzi

Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo