Saiba como criar oportunidades de patrocínio

Atualizado: 25 de ago.

Patrocinadores querem ser lembrados, e depois procurados. Uma simples logo aplicada não é o suficiente, você precisa criar algo que gere experiência com a marca!



O que você tem de especial para vender? Quais são os seus ativos, suas propriedades de mídia? Afinal, você sabe o que é um ativo do evento?

O espaço para a aplicação de um logotipo, por exemplo, é um ativo. Também são ativos as oportunidades de discurso, backdrop, banners, videowall, cerimoniais, entre muitos outros. Mas, se você dedicou tempo em conhecer melhor seus participantes, você poderá identificar ativos ainda mais valosos que geram experiências.



IDEIAS DE ATIVOS / OPORTUNIDADES

7 ideias para você vender mais patrocínios


1 • Faça um levantamento físico da área e tire fotos. Procure por oportunidades de colocação de logotipo e áreas naturais de tráfego significativo.

2 • Hoje vivemos na era da EXPERIÊNCIA, como você pode conectar seus patrocinadores ao seu público além da simples colocação do logotipo?

Pense em ideias (ativos) que poderá gerar experiência entre o seu público e o patrocinador, degustação, jogos, desafios, sorteios, etc. Essas ações são perfeitas para captação de dados, mailing, informações dos contatos. (a cereja do bolo para os patrocinadores)

3 • Liste todos os seus ativos digitais, incluindo oportunidades de marketing de conteúdo, quantidades de seguidores, views, impulsionamentos, sites do segmento e mídias parceiras online.

4 Mídias Impactantes, o que você pode criar de mídia dentro do evento que chamará a atenção de todos? Cabe a marca de um patrocinador nesta ideia? Ex. colocamos um balão dentro de um evento onde as pessoas podiam realizar o passeio. Criamos 3 espaços de mídia no balão, 3 patrocinadores distintos, conseguimos oferecer ao público uma atração divertida e diferente, sendo pago o custo pelos 3 patrocinadores e saímos lucrando $$ com uma ideia de mídia impactante. 

5Faça parcerias com mídias da sua cidade, TV, Jornal, Rádio, esses meios de comunicação adoram participar de eventos. Negocie ativos do seu evento em troca de espaços publicitários nas mídias. Isso abrilhantará os olhos dos patrocinadores. Busque também uma negociação de desconto para as publicações dos seus patrocinadores nas próximas edições, para gerar sensação de ganho e prestígio.

6Algum espaço novo na cidade? Um restaurante, uma loja, um novo empreendimento? Se tem algo novo pra lançar, com certeza ele precisará de gente para conhecer o espaço. Você tem o público, ou seja, o poder está em suas mãos! Pesquise esses espaços e negocie um coquetel de lançamento. Proporcione relacionamento entre os patrocinadores e o público. Eles adoram isso!

7 Se inspire nessa Ideia! Um dos eventos que produzimos, o convite para entrada do evento, era uma camiseta polo da Tommy Hilfiger, onde o convidado trocava o convite físico na loja e o uso da camiseta era uma espécie de “entrada obrigatória” para tal acesso ao evento. Nessa jogada, todos saíram ganhando: o empresário que recebeu e atendeu todos os convidados em sua loja; e os convidados, que tiveram uma sensação de ganho e prazer ao serem contemplados com uma linda camiseta de uma marca super conceituada. Da loja, todos foram convidados a ir para o Outback para a realização do coquetel de lançamento do evento. Todos estavam em êxtase pré-evento. Perceba: o evento saiu ganhando antes mesmo de acontecer! Proporcionou relacionamento direto entre o público e também aos seus patrocinadores. Além disso, ganhou destaque na produção, afinal, todos os convidados estavam bem vestidos e com autoestima lá em cima. GREAT!

Após concluir sua lista de ativos disponíveis para patrocínio, a próxima etapa do processo é determinar quanto vai cobrar por cada oportunidade.

Essa parte do processo é chamada de valorização, e é muito comum acontecerem erros aqui. Uma grande maioria dos organizadores de evento não tem a mínima ideia de qual é o preço de mercado dos recursos utilizados como ativos, e por isso, tendem a inventar o valor. Ao atribuir valor às cegas aos seus recursos, você pode estar cobrando dos patrocinadores menos do que deveria ou muito mais do que deveria.

Colocando valor no seu projeto


Comece pesquisando o preço de mercado de ativos parecidos, o que significa dar uma olhada na concorrência. Verificar o que os outros eventos cobram por oportunidades de patrocínio similares é um método comum para determinar o seu preço.  


Além disso, tenha em mente que você também está competindo com outros métodos de propaganda. Seus possíveis patrocinadores estão diariamente investindo dinheiro em propaganda e marketing. Eles sabem exatamente quanto custa enviar campanhas de e-mail marketing ou aplicar o logotipo em um determinado espaço.

Quando tiver dados suficientes para determinar o preço de mercado dos seus ativos e recursos de patrocínio, coloque-se no lugar do patrocinador. O que ele ganhará com essa oportunidade? O patrocínio em si é um investimento onde patrocinadores precisam ver um resultado tangível, antes mesmo de se reunirem novamente com você. Com um profundo conhecimento dos participantes do seu evento, olhe novamente aquela análise que fez do mercado e entenda como a concorrência ou outros eventos posicionam seus patrocínios. Há formas de garantir mais valor? Por exemplo, se sua enquete com os participantes confirmados revelou que a imensa maioria toma decisões orçamentárias, seus ativos podem ser ainda mais valiosos para os patrocinadores.

Não se preocupe com a possibilidade de errar. Determinar o preço inicial de ativos pode ser complicado. Ninguém acerta o preço “perfeito” logo de primeira. Precificar um ativo é fazer um exercício constante de aprendizagem e adaptação.

Depois de começar a falar com os patrocinadores, você se familiarizará com suas metas e objetivos. E, finalmente, determinará com facilidade o valor real dos seus ativos de patrocínio.


E ai, alguma ideia para conectar esses dois pontos? (público vs patrocinador)

Agora é hora de por na mesa todas as ideias que surgirem, pense, imagine mesmo que sejam as ideias mais inusitadas e mirabolantes. Analise todas sem criticas e julgamentos. Chame sua equipe para discutir todas as ideias possíveis e vejam quantos novos ativos podem surgir.


Boa Sorte!



Um forte Abraço,


Jonattan Belluzzi

Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio





30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo