Se você não sabe o público-alvo do seu possível cliente, não tente vender a ele um pacote de patrocínio. Em vez disso, faça essas perguntas!
Prospecção é sem dúvida a parte mais importante do processo de patrocínio e captação de recursos corporativos. É através de reuniões de prospecção com patrocinadores, voltadas para a coleta de informações e não para vendas, que você aprende se o mercado comprará ou não o seu pacote de patrocínio.
Não é sobre dinheiro! Ao encontrar um cliente em potencial, evite perguntar sobre dinheiro! Concentre-se em vender seu valor e não seu preço!
A verdade é que você criará um pacote personalizado e não saberá realmente qual será o custo final. Como é um pacote personalizado, você poderá trocar e remover determinados itens para alterar o custo do pacote para atender às necessidades do seu cliente em potencial. Se você fizer bem o seu trabalho e realmente ouvir, você e seu cliente em potencial poderão trabalhar juntos por um orçamento justo que atenda ambos os lados.
Comprometa-se com o processo e gaste sua energia mental concentrando-se em seu cliente em potencial e ajudando-o a alcançar seus objetivos, em vez de tentar vender a eles um pacote predefinido.
5 perguntas para o Patrocinador
Aqui estão as cinco perguntas mais importantes que você deve fazer para criar um pacote de patrocínio personalizado:
· Quem é seu público-alvo?
· Você já patrocinou algo? Qual foi a sua experiência?
· Quem são os seus principais concorrentes?
· O que você pode me dizer sobre suas metas de vendas para este ano?
· Quais você considera os elementos mais importantes de um pacote de patrocínio?
O que você nota sobre essas cinco perguntas?
Primeiro, nenhuma delas é afirmação! Você deve fazer perguntas e ouvir muito mais do que falar sobre o seu pacote de patrocínio - é assim que você pode conseguir dinheiro com patrocínio!
É claro que você deve falar sobre sua organização e o bom trabalho que realiza, mas atente-se para descobrir quais são as metas de marketing do patrocinador em potencial. Nessa hora, o foco é a empresa dele, não a sua!
Quando devo enviar o meu pacote de patrocínio?
Algumas regras vêm antes de enviar uma proposta:
· Você só deve enviar uma proposta após responder as cinco perguntas anteriores;
· Você só deve enviar uma proposta se realmente criar um vínculo entre o seu pacote de patrocínio e os potenciais clientes da marca;
· Você só pode enviar depois de ouvir tudo o que foi dito por seu cliente em potencial e repetir um resumo para eles, provando que você os ouviu e entendeu.
Seja honesto com seu cliente em potencial e diga que está disponível para aprender o máximo possível sobre seus objetivos. Solicite outras reuniões para descobrirem todas as oportunidades de patrocínio. E ainda, mostre interesse em aprender mais sobre os seus clientes.
Você precisa de uma "mãozinha" para abordar os patrocinadores e agendar reuniões? Baixe meu eBook "O Guia Estratégico para Captar Patrocínios" e receba dicas e técnicas comerciais voltadas para patrocinadores.
Um forte Abraço,
Jonattan Belluzzi
Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio
Commentaires