5 Perguntas Obrigatórias para o Patrocinador

Atualizado: 25 de ago.

Se você não sabe o público-alvo do seu possível cliente, não tente vender a ele um pacote de patrocínio. Em vez disso, faça essas perguntas!


Prospecção é sem dúvida a parte mais importante do processo de patrocínio e captação de recursos corporativos. É através de reuniões de prospecção com patrocinadores, voltadas para a coleta de informações e não para vendas, que você aprende se o mercado comprará ou não o seu pacote de patrocínio.

Não é sobre dinheiro! Ao encontrar um cliente em potencial, evite perguntar sobre dinheiro! Concentre-se em vender seu valor e não seu preço!

A verdade é que você criará um pacote personalizado e não saberá realmente qual será o custo final. Como é um pacote personalizado, você poderá trocar e remover determinados itens para alterar o custo do pacote para atender às necessidades do seu cliente em potencial. Se você fizer bem o seu trabalho e realmente ouvir, você e seu cliente em potencial poderão trabalhar juntos por um orçamento justo que atenda ambos os lados.

Comprometa-se com o processo e gaste sua energia mental concentrando-se em seu cliente em potencial e ajudando-o a alcançar seus objetivos, em vez de tentar vender a eles um pacote predefinido.

5 perguntas para o Patrocinador

Aqui estão as cinco perguntas mais importantes que você deve fazer para criar um pacote de patrocínio personalizado:

· Quem é seu público-alvo?

· Você já patrocinou algo? Qual foi a sua experiência?

· Quem são os seus principais concorrentes?

· O que você pode me dizer sobre suas metas de vendas para este ano?

· Quais você considera os elementos mais importantes de um pacote de patrocínio?


O que você nota sobre essas cinco perguntas?

Primeiro, nenhuma delas é afirmação! Você deve fazer perguntas e ouvir muito mais do que falar sobre o seu pacote de patrocínio - é assim que você pode conseguir dinheiro com patrocínio!

É claro que você deve falar sobre sua organização e o bom trabalho que realiza, mas atente-se para descobrir quais são as metas de marketing do patrocinador em potencial. Nessa hora, o foco é a empresa dele, não a sua!



Quando devo enviar o meu pacote de patrocínio?

Algumas regras vêm antes de enviar uma proposta:

· Você só deve enviar uma proposta após responder as cinco perguntas anteriores;

· Você só deve enviar uma proposta se realmente criar um vínculo entre o seu pacote de patrocínio e os potenciais clientes da marca;

· Você só pode enviar depois de ouvir tudo o que foi dito por seu cliente em potencial e repetir um resumo para eles, provando que você os ouviu e entendeu.

Seja honesto com seu cliente em potencial e diga que está disponível para aprender o máximo possível sobre seus objetivos. Solicite outras reuniões para descobrirem todas as oportunidades de patrocínio. E ainda, mostre interesse em aprender mais sobre os seus clientes.


Você precisa de uma "mãozinha" para abordar os patrocinadores e agendar reuniões? Baixe meu eBook "O Guia Estratégico para Captar Patrocínios" e receba dicas e técnicas comerciais voltadas para patrocinadores.



Um forte Abraço,


Jonattan Belluzzi

Produtor e Especialista em Marketing de Patrocínio

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo